Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 3.500m²
Área construída: 500m²
Tipo de obra:
Escolas
Tipologia:
Educação e Cultura
Materiais predominantes:
Concreto / Madeira / Vidro
Diferenciais técnicos:
Construção econômica / Eficiência Acústica / Eficiência Energética / Eficiência Térmica / Sustentabilidade
Ambientes e Aplicações:
Corredores e caminhos
Bibliotecas e salas de leitura
Brises-soleils
Escadas internas
Estruturas Moldadas in loco em concreto
Fachadas de edifícios
Jardins verticais
Pé-direito
Salas de jogos
Um concurso fechado realizado em 2008 pela equipe pedagógica da Escola Vera Cruz, em São Paulo, definiu os escritórios de arquitetura responsáveis por desenvolver o projeto arquitetônico de reforma da instituição, que é referência de ensino na capital paulista.
Assim, as arquitetas Marina Grinover e Catherine Otondo, sócias do Base Urbana, assinaram o trabalho em parceria com os arquitetos Jorge Pessoa (Pessoa Arquitetos) e Sérgio Kipnis (Kipnis Arquitetos Associados).
O plano diretor requeria aumentar e renovar os ambientes das cinco unidades da Escola Vera Cruz (Pré-escola, Ensino Fundamental 1 (EF1), Ensino Fundamental 2 (EF2), Escola de Inglês e Ensino Médio (EM), localizadas nos bairros da Vila Madalena e da Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo. Apesar de ter incluído todas as unidades, o programa priorizou aquelas que tinham maiores problemas espaciais, como as que atendem ao Ensino Fundamental 2 e ao Ensino Médio.
Sobre o restauro dos edifícios, a arquiteta Marina Grinover revela que começaram pelo do EF2, ampliando os espaços que acolhem professores e funcionários. “Fizemos o edifício de artes e a reforma do térreo. No conjunto do EM, mexemos, sobretudo, na área de esporte e na cantina. Todas essas obras estão relacionadas ao Plano Diretor elaborado junto com a direção da escola”, explica, complementando: "Todas as obras tiveram um condicionante importante, que foi o tempo. A escola não podia parar de funcionar para que as intervenções acontecessem, então toda a estratégia de projeto foi pensada em função do tempo das férias e de como liberar espaço no período em que as crianças estivessem frequentando a escola".